24.9 C
Porto Velho
17 junho 2026

Policia cumpre mandados em investigação de fraude em sistema da Sedam

Mídia Rondônia – A 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sedam), deflagrou nesta segunda-feira (23) a Operação Citrus Cinensis, uma ação que visa desarticular uma organização criminosa especializada em crimes ambientais, fraudes tributárias e lavagem de dinheiro no setor madeireiro.

As investigações revelaram que o grupo criminoso manipulava o Sistema de Documento de Origem Florestal (SisDOF), ferramenta utilizada para monitorar o transporte e armazenamento de produtos florestais no Brasil. A quadrilha legitimava madeira extraída ilegalmente de áreas de preservação permanente e unidades de conservação, empregando estratégias como Movimentações fictícias de volumetria para encobrir o verdadeiro volume de madeira transportada; Inserção de dados falsos no sistema; Uso de empresas de fachada e “laranjas” para dificultar a fiscalização e rastreamento das operações.

Durante a operação, foram cumpridas 16 medidas cautelares de busca e apreensão em cinco municípios de Rondônia (Porto Velho, Ariquemes, Cujubim, Alto Paraíso e Machadinho D’Oeste) e em Cruz do Espírito Santo, na Paraíba.

A ação mobilizou cerca de 120 agentes, incluindo equipes da Polícia Civil da Paraíba, da Sedam e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPA). Documentos, dispositivos eletrônicos, e outros materiais que podem auxiliar na investigação foram apreendidos.

A operação tem como objetivo não apenas desarticular a organização criminosa, mas também mitigar os impactos ambientais significativos causados pelas atividades ilegais. A fraude permitia a exploração intensiva de recursos florestais de maneira insustentável, comprometendo áreas de preservação e gerando prejuízos econômicos ao Estado, devido à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

 

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Eduardo Bolsonaro é condenado a 4 anos e 2 meses

O Supremo Tribunal Federal aplicou uma pena de quatro...

Homem mata, esquarteja e oculta corpo de idoso em RO

Mídia RO - A Polícia Militar prendeu na manhã...

Investigação de servidores fantasmas e rachadinha segue em RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) reforçou a equipe...

Urgente: STF condena Eduardo Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou,...

Servidor público morre após grave acidente em Vilhena

Mídia Rondônia - O acidente registrado na noite desta segunda-feira...

Lula vence Flávio Bolsonaro de lavada, diz pesquisa

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça (16) aponta crescimento do...

MP pede condenação por propaganda antecipada em RO

O Ministério Público (MP) Eleitoral ajuizou uma representação no...

Jovem morre após cair de moto na BR-364 em RO

Um grave acidente, por volta de 1h30 da madrugada...