28 C
Porto Velho
29 outubro 2026

Operação desmonta esquema de corrupção na Prefeitura de Cacoal

Mídia Rondônia – Conforme havia anunciado com exclusividade este Mídia Rondônia, na manhã desta sexta-feira (26), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), deflagrou a operação Caríbdis, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo servidores públicos municipais da Prefeitura de Cacoal.

A ação resultou no cumprimento de 5 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na sede da Prefeitura de Cacoal, especificamente na Secretaria Municipal de Planejamento – SEMPLAN, além da medida cautelar de afastamento das funções públicas dos três servidores investigados no caso.

As investigações, que tiveram início neste ano, apontam para a prática dos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva e crime funcional contra a ordem tributária. De acordo com as informações, o esquema consistia na cobrança de valores pecuniários por parte dos servidores para a facilitação de licenças de construção e a manipulação de avaliações de imóveis, com o objetivo de reduzir o valor a ser pago de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI em face de terceiros interessados.

As buscas realizadas nas residências dos investigados e na Prefeitura de Cacoal resultaram na apreensão de documentos, computadores e celulares, que serão analisados pela Polícia Civil, por meio da DRACO2.

A operação contou com o apoio do Ministério Público de Rondônia (Promotoria de Cacoal), Delegacia Regional de Polícia de Cacoal/RO, da Gerência de Administração e Finanças – GAF da Polícia Civil e do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

A operação Caríbdis recebeu esse nome em referência ao monstro devorador marinho da mitologia grega que criava um turbilhão com o objetivo de destruição de navios no estreito de Messina na Itália. Segundo a mitologia, Caríbdis era responsável por sugar e destruir tudo a sua volta de forma extremamente feroz.

 

Faça parte do nosso grupo de notícias

https://chat.whatsapp.com/Lj9Kif4g6tPDogJonFfhKJ

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Advogada ameaça “dificultar a vida de petistas” e é demitida pela OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo...

Alunos de Medicina são acionados por ataques a bolsistas petistas

Dois alunos de 19 anos do curso de Medicina...

RO: condenado homem por executar vítima na frente da namorada

Patrick Cardoso dos Santos foi condenado a 21 anos...

Justiça manda governo de RO melhorar agendamento de RG

A Justiça determinou que o governo de Rondônia adote...

Sintero cobra pauta atrasada do novo chefe da Seduc

Mídia Rondônia - O Sindicato dos Trabalhadores em Educação...

PF prende presidente do TCE do Mato Grosso e advogados

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso...

Deportação de Flávio é promessa de adversário de Trump

O democrata Isaiah Martin, candidato ao Congresso dos Estados...

PF investiga apoio de empresários e políticos na fuga de Flávio

A Polícia Federal investiga a suspeita de que o...