O Sintero participou nesta quarta-feira (30/11), do I Encontro Feminista de Rondônia, atividade coordenada pelo Fórum Popular de Mulheres, Fundação Perseu Abramo, Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Ministério Público do Estado (MPRO) e Sinttel.
Na oportunidade, foi feito o lançamento da Agenda 21/2030 Mulheres da Amazônia, palestras e rodas de conversa com mulheres de diversos movimentos sociais, organizações e sindicatos do Estado.
Para a secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosa Negra, o encontro foi considerado um importante passo para a construção do debate, da articulação e inserção das pautas feministas no cenário estadual, que atualmente não tem priorizado a implantação de políticas públicas em favor das mulheres.
“Não é de hoje que as mulheres têm encampado a luta pela conquista de direitos e igualdade de gênero. Em algumas situações garantimos êxito como, por exemplo, a conquista pelos direitos trabalhistas e direito ao voto. Entretanto, temos muito a avançar e, somente através de políticas públicas pela garantia da saúde e segurança das mulheres, conseguiremos mudar o atual cenário”, disse Rosa Negra.