O Sistema de monitoramento Interativo – totens, instalado pelo Governo de Rondônia em pontos estratégicos do Estado representa reforço na Segurança Pública e possui duas funções principais: monitoramento por câmeras e contato direto do cidadão com o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Conforme o Ciop, Rondônia apresenta totens em Porto Velho (10); Ariquemes (2); Cacoal (2); Ji-Paraná (3) e Vilhena (2). Além disso, para somar com o videomonitoramento do Estado, outro tipo de dispositivo instalado em pontos estratégicos, são os módulos de segurança; compostos de uma câmera que permite zoom aprimorado para verificar detalhes do que está ocorrendo na área. Os módulos de segurança estão distribuídos em Porto Velho (30); Ariquemes (8); Cacoal (8); Ji-Paraná (9) e Vilhena (8).
‘‘Todo cidadão, diante da necessidade de um atendimento de emergência em decorrência de ter sido vítima de um crime, como exemplo, o roubo de celular; pode fazer a denúncia pelo botão de emergência do totem e em poucos minutos é atendido por uma equipe policial. É mais um recurso do Governo de Rondônia utilizado para fortalecer a Segurança Pública, com ostensividade, e ampliar a comunicação para a população ser bem atendida’’, pontuou o diretor do Ciop.
BOTÃO DE EMERGÊNCIA
1 – Quando uma pessoa aperta o botão de emergência do totem, ela é direcionada para atendimento via telefone no viva-voz, com o operador de videomonitoramento da Central de Operações do Ciop, que imediatamente cria protocolo de atendimento, no Sistema de Segurança (Siseg);
2 – Ao ver o protocolo da denúncia no sistema, o operador do teledespacho, imediatamente, seleciona a equipe que atenderá a ocorrência de forma ágil;
3- A equipe da Polícia Militar, devido à tecnologia embarcada dentro da viatura, é alertada que existe um protocolo para atendimento, e se desloca rapidamente até o local onde está o solicitante.
Em 2023, o Ciop registrou cerca de 300 atendimentos por conta do acionamento do botão do Posto de Segurança (toten), no Estado. Os casos mais registrados são de roubo, furto e acidentes de trânsito. O tempo de resposta leva cerca de 8 minutos, em média, segundo o Ciop.
RESULTADOS
Com o uso das tecnologias inteligentes, a Sesdec registra redução no número de crimes nas regiões, onde os totens estão instalados. Um exemplo disso, é a queda expressiva de 34% nos casos de roubos e 19% para furtos, em pontos estratégicos de Porto Velho. A confiança da população em ter um atendimento rápido e de qualidade, também tem levado ao aumento do contato com a Segurança Pública. Em fevereiro de 2023, foram registrados mais de 5.4 mil atendimentos, enquanto que em fevereiro de 2024, ultrapassou 20,9 mil as denúncias registradas no Sistema de Segurança, acionadas por meio do botão de emergência dos totens, pelo 190 e aplicativo ”Cidadão RO”.
VIDEOMONITORAMENTO
A captação das imagens de mais de 200 câmeras, em Porto Velho, ficam disponíveis em um telão na Central de Operações do Centro Integrado de Operações (Ciop, onde a equipe de atendimento e de teledespacho, com representantes da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) atuam, dando fluidez ao fluxo de resposta às ocorrências da população.
Nos demais municípios, onde há totens, também há uma Central de Monitoramento instalada em batalhões, em que acontece o acompanhamento das imagens e atendimento das ocorrências.
Além de uma pronta resposta, com o deslocamento de uma equipe da PMRO para atender às ocorrências, o monitoramento por câmeras instaladas nos totens e módulos de segurança, também auxiliam em operações aéreas, subsidiando a equipe com informações, e ajudando quanto à elucidação de investigações dos crimes.