27 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Após onda de calor, frente fria já tem data para chegar

Segundo a Climatempo, o frio deve avançar apenas a partir do dia 19. As temperaturas mais baixas serão sentidas após pouco mais de duas semanas de calor extremo na maior parte do Brasil.

Até lá, contudo, além das temperaturas altas, haverá índices muito baixos de umidade do ar. Esse quadro deve agravar ainda mais a situação de queimadas, principalmente na região central do país

A onda de calor, prevista para começar na segunda (2), pode a mais intensa do ano. Tanto em termos de duração quanto de temperaturas, deve superar as duas anteriores (de março/abril e maio), informou a Climatempo.

Na segunda-feira (2), o calor já deve ser 2,5°C acima da média em grande parte do Brasil. Com exceção do extremo sul e da região Nordeste. Em áreas pontuais de Roraima e Mato Grosso, a temperatura pode registrar até 5°C acima do normal.

Na terça (3), a massa de ar quente começa a se intensificar, atingindo Paraná, Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul. A mancha de calor de 5°C acima da média se espalha por estados do centro-sul do Brasil.

Na quarta (4), algumas áreas restritas no interior de São Paulo e Paraná devem registrar até 7,5°C acima do normal. Nas demais áreas, o calor deve permanecer elevado em até 5°C acima da média. Em parte da região Nordeste, há previsão de até 1ºC acima da média.

No dia 5 de setembro, o calor de até 7,5°C acima da média deve permanecer estacionado sobre algumas cidades no norte do Paraná. O aumento de 1°C acima da média se espalha por mais cidades da região Nordeste.

O calor de até 5°C acima do normal deve atingir regiões pontuais do Amazonas e Pará no dia sexta-feira (6). Sobre algumas cidades do Paraná e São Paulo, há a possibilidade de bolsões de calor de até 7,5°C acima da média.

No sétimo dia da massa de ar quente, mais da metade do estado de São Paulo estará sob a influência de temperaturas 5°C acima da média histórica. Em praticamente todo o país, os termômetros devem marcar temperaturas de 1°C até 5°C acima do normal. Com exceção de parte do Nordeste e do estado do Rio Grande do Sul.

44°C em Mato Grosso

Segundo a Climatempo, a temperatura vai passar dos 42°C no Centro-Oeste e pode bater nos 40°C em áreas do Sudeste. Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso podem registrar 41°C a 44°C, sendo que os maiores valores são esperados para áreas no sul dos dois estados. Cuiabá poderá chegar aos 43°C e Campo Grande, aos 40°C.

Calor também nos estados do Paraná, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. O norte/noroeste do Paraná, áreas no centro-norte e oeste do estado de São Paulo, além de Goiás, oeste de Minas e o Triângulo Mineiro, poderão registrar de 37°C a 40°C.

A capital paulista poderá ter calor de 34°C a 36°C, e o Rio de Janeiro de 37°C a 39°C. Curitiba poderá ter calor de 30°C a 32°C e Goiânia de 37°C a 39°C. No Tocantins, Pará e Rondônia, são esperadas temperaturas de 38°C a 41°C.

Do UOL

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Sábado com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A expectativa é de chuvas intensas em todos os...

Justiça proíbe bloqueios de invasores de terra na BR-364

A  1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia concedeu tutela...

Trump estuprou menina de 13 anos, dizem arquivos do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos liberou, nesta...

Namorado de delegada ligada ao PCC vai para presídio federal

A Polícia Civil de São Paulo transferiu Jardel Neto...

Deputada alerta para colapso da cadeia do leite em RO

Diante da forte queda na produção de leite e...

Homem é preso em RO por abusar de criança desde os 9 anos

A Polícia Civil de Rondônia cumpriu, nesta sexta-feira (30),...

Polícia de RO recupera carro alugado com fraude perto da Bolívia

As forças de segurança de Rondônia recuperaram um veículo...