32 C
Porto Velho
29 novembro 2024

Peixe grande: secretário estadual acusado de corrupção segue em silêncio

O secretário afastado da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Lourival Júnior de Araújo Lopes, permanece em silêncio após as denúncias que resultaram em seu afastamento. As investigações fazem parte da Operação Dionísio, deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO), que apura um possível esquema de corrupção envolvendo crimes como contratação direta ilegal, peculato desvio, fraude em licitações e falsidade ideológica.

Conforme o MP-RO, há indícios de que práticas irregulares ocorreram na gestão da Sejucel, com suposto desvio de recursos públicos por meio de manipulação em processos licitatórios e contratos. A ação resultou no afastamento de Lourival Júnior, por decisão judicial, para garantir o andamento das apurações.

Enquanto o titular da pasta segue sem se pronunciar, o Governo de Rondônia divulgou uma nota oficial destacando que “não compactua com a corrupção” e que mantém compromisso com a transparência e lisura na administração pública.

Nota do Governo de Rondônia 

O Governo do Estado de Rondônia vem a público manifestar seu apoio às ações deflagradas pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção (GAEC), com apoio do Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), divulgadas nesta quinta-feira, 28.

A Administração Estadual reafirma seu compromisso com a transparência e a integridade na gestão pública e assegura que irá colaborar ativamente com todas as fases e desdobramentos da operação. As informações necessárias para o devido esclarecimento dos fatos serão prontamente apresentadas, pois é de interesse da administração que todos os questionamentos sejam esclarecidos de forma precisa e que qualquer eventual ato ilícito seja rigorosamente investigado.

O Governo de Rondônia reitera que não compactua com atos de corrupção em nenhuma de suas esferas e mantém vigilância constante sobre a correta utilização dos recursos públicos, para promover uma administração pautada pela ética e responsabilidade, sem tolerância para práticas que desvirtuem esses princípios. Nos últimos anos, o Estado tem adotado e fortalecido mecanismos de prevenção e combate a ilícitos relacionados aos recursos públicos.

Essas ações resultaram no aumento dos índices de transparência e no aperfeiçoamento de políticas públicas que visam ao uso responsável e eficiente dos recursos públicos. A gestão estadual trabalha para garantir que seus investimentos sejam aplicados exclusivamente em benefício da população rondoniense e em projetos que contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Governo de Rondônia

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner

Últimas Notícias