30 C
Porto Velho
14 setembro 2026

Após vazamento de amônia, frigorífico da JBS é interditado em Rondônia

A Justiça do Trabalho determinou neste domingo (30) a interdição imediata do frigorífico da empresa JBS S/A em Pimenta Bueno , em resposta ao grave vazamento de amônia que causou a intoxicação de trabalhadores. A decisão, proferida pela juíza plantonista e titular da 2ª Vara do Trabalho de Ariquemes, Silmara Negrett, estabelece multa diária de R$ 50 mil, em caso de descumprimento das medidas determinadas.

A decisão atende parcialmente o pedido de tutela de urgência antecipada antecedente do Ministério Público do Trabalho (MPT), diante da urgência da situação e da necessidade de proteger a saúde e a segurança dos funcionários. O acidente, ocorrido no sábado (29/11), resultou na intoxicação de pelo menos 27 trabalhadores, segundo noticiado pelo órgão ministerial nos autos. Este relatou que no Hospital Municipal de Pimenta Bueno os funcionários deram entrada com queixas de dores de cabeça, sendo que duas gestantes ficaram sob observação.

Em razão dos fatos, um inquérito civil foi instaurado e solicitada a fiscalização ao Corpo de Bombeiros. O relatório evidenciou a necessidade de medidas urgentes ao determinar o isolamento total da câmara fria, com permissão de acesso somente às equipes de reparos.

Salários assegurados

Além da interdição imediata de todas as atividades na unidade, Negrett determinou o afastamento dos funcionários dos setores afetados e a apresentação de um plano de respostas e relatório do acidente em 24 horas. A JBS também deverá garantir o pagamento dos salários e demais direitos dos trabalhadores durante o período de interdição.

A magistrada decidiu também pela realização de perícia técnica para esta segunda-feira (1º/12), às 11h, no sentido de verificar as condições do ambiente de trabalho, em especial a medição do nível de gás amônia. A interdição só será suspensa após a comprovação da correção das irregularidades e da eliminação do risco de novos vazamentos

O pedido de inspeção judicial feito pelo MPT foi indeferido por ora pela magistrada ao considerar que a prova pericial será adequada para a análise técnica das condições do ambiente de trabalho. (Rondoniagora)

Justiça do Trabalho interdita frigorífico da JBS em Pimenta Bueno após vazamento de amônia

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Homem é encontrado morto após ser sequestrado em RO

O desaparecimento de Carlindo de Souza Barata, de 29...

Faltam 20 dias para as eleições

A 20 dias do 1º turno das Eleições 2026, cidadãs...

Motorista mata criança de 2 anos e acaba morto por populares

Um carro invadiu uma calçada no bairro Vergel do...

Criança de 5 anos é salva após subir em torre em RO

No sábado (12), uma criança de cinco anos foi resgatada...

É o Flávio Bolsonaro! Rejeição atinge 50%, diz pesquisa

O senador Flávio Bolsonaro (PL) alcançou 50% de rejeição...

Aliado de Mendonça é alvo da PF por corrupção nesta segunda

O deputado federal Cezinha de Madureira (PL-SP), aliado do...

Segunda-feira será de chuva e trovoadas em Rondônia

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Rondônia terá...

Mala com duas pernas humanas é encontrada boiando

Funcionários de uma marina encontraram duas pernas humanas dentro...