21 C
Porto Velho
24 maio 2026

Vírus animais ameaçam o mundo com nova pandemia

Cientistas alertaram para o risco de dois vírus de origem animal pouco conhecidos desencadearem uma nova pandemia caso passem a se transmitir com facilidade entre humanos. O aviso surge em meio à temporada de doenças respiratórias nos Estados Unidos, mas pesquisadores afirmam que essas ameaças seguem fora do foco principal da vigilância em saúde.

O alerta consta em uma revisão publicada em janeiro com apoio do Centers for Disease Control and Prevention, citada pelo DailyMail. O estudo aponta a influenza D, que afeta sobretudo bovinos, e o coronavírus canino, altamente contagioso entre cães. Segundo os autores, ambos se espalham com facilidade entre animais e são pouco monitorados, o que abre espaço para mutações silenciosas.

“Nossa revisão indica que esses dois vírus representam riscos respiratórios para humanos, mas pouco tem sido feito para responder ou prevenir infecções”, afirmou John Lednicky, professor da Universidade da Florida.

Identificada em 2011, a influenza D já foi encontrada em diversas espécies e sofre mutações frequentes. Embora não esteja ligada a quadros graves em humanos, estudos detectaram anticorpos contra o vírus em até 97% de trabalhadores rurais que lidam com gado nos EUA, o que indica ampla exposição. Já o coronavírus canino, sem relação direta com o SARS-CoV-2, foi identificado em humanos a partir de 2021, em casos registrados nos EUA, Malásia, Tailândia, Vietnã e Arkansas. (DCM)

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Profissões sem faculdade que pagam mais de R$ 10 mil

Durante muitos anos, ter um diploma universitário era considerado praticamente obrigatório...

Sindicato vê ataques com interesses políticos e sindicais

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de...

Datafolha mostra alta rejeição à candidatura de Flávio

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (22), mostra que...

Fisiculturista e influenciador morre aos 22 anos

Gabriel Ganley, fisiculturista e influenciador digital, morreu aos 22...

Confronto com a PM termina com morte em Chupinguaia

Um suspeito identificado inicialmente apenas pelo apelido de “Robinho”...

Polícia apreende grande quantidade de drogas em RO

Uma ação integrada da Polícia Militar de Rondônia resultou...

Emenda Pix de deputado vai parar em empresa ligada a ele

Uma emenda Pix indicada por Osmar Serraglio (PP-PR), ex-deputado...