31 C
Porto Velho
25 fevereiro 2026

Acusado de assédio, juiz é demitido pelo TJ de Rondônia

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) decidiu pela demissão do juiz substituto R.J.D.S., que atuava no interior do Estado, após conclusão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apurou acusações de assédio moral contra servidores do Judiciário. A medida foi oficializada por meio do Ato nº 438/2026, publicado no Diário da Justiça desta quarta-feira (25). A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Juan Pantoja, do site Eu Ideal!.

De acordo com o ato assinado pelo presidente do TJRO, desembargador Alexandre Miguel, o magistrado teve declarado o não vitaliciamento e, consequentemente, a perda do cargo de juiz substituto. A decisão decorre de deliberação do Tribunal Pleno Administrativo no âmbito do Processo Administrativo Disciplinar nº 0820700-38.2024.8.22.0000, analisado na Sessão Ordinária Mista nº 1.179, realizada em 23 de fevereiro de 2026.

Entenda o que é vitaliciamento de magistrado

O vitaliciamento é a garantia constitucional concedida aos magistrados após período inicial de exercício, normalmente de dois anos, durante o qual são avaliados quanto à conduta funcional, produtividade e aptidão para o cargo. Uma vez vitaliciado, o juiz só pode perder o cargo por decisão judicial transitada em julgado. No caso de R.J.D.S., o procedimento de avaliação resultou na negativa dessa garantia, possibilitando a demissão administrativa.

Acusações e defesa

O PAD instaurado contra o magistrado teve origem na Portaria nº 13/2024 e reuniu relatos de reiterados abusos e episódios de humilhação contra servidores vinculados à unidade judicial onde atuava. As condutas analisadas foram consideradas incompatíveis com o exercício da magistratura, conforme entendimento do Tribunal Pleno.

O juiz ingressou na carreira por concurso público, beneficiando-se do sistema de cotas raciais. Em sua defesa, sustentou ser alvo de racismo estrutural dentro do Tribunal de Justiça, tese que foi analisada e posteriormente rejeitada no julgamento administrativo.

Manifestação do Sinjur

Após a publicação da decisão, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (Sinjur), André Coelho, afirmou que o resultado não deve ser interpretado como vitória pessoal, mas como medida institucional. Segundo ele, a decisão representa “defesa dos servidores e fortalecimento institucional”.

Com a entrada em vigor do Ato nº 438/2026, os efeitos da demissão passaram a valer a partir desta quarta-feira (25), encerrando o vínculo funcional do magistrado com o Poder Judiciário rondoniense. (Assessoria)

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Neta mata avô e atira na avó por herança em RO

Um homicídio e uma tentativa de homicídio foram registrados...

Pandemia com novo vírus avança no Brasil

O Brasil já registrou 88 casos confirmados de mpox...

Garota de 16 anos é encontrada morta em RO

Na noite desta terça-feira (24), uma adolescente de 16...

Lista expõe quanto ganham jornais “chapa branca” em RO

Uma planilha vazada por um site da capital revelou...

Quarta-feira com pancadas de chuva e trovoadas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Drive-thru do sexo: rua escura vira “motel a céu aberto”

Atrás de um grande mercado atacadista na QS 3,...

Governo de RO seleciona projetos pela Aldir Blanc

O Governo de Rondônia está selecionando projetos artístico-culturais financiados...

Polícia mira grupo que vendia vídeos de abusos infantis em RO

Um grupo suspeito de envolvimento em crimes de abuso...