27 C
Porto Velho
16 setembro 2026

MP obriga retorno de registros de ocorrências pelas UNISPs em Porto Velho

Desde esta terça-feira (30), foi reestabelecido o serviço de registro de ocorrência na Delegacia da Mulher (DEAM) e de Proteção à Criança (DPCA), de segunda a sexta até as 13h30. O atendimento havia sido suspenso no dia 2 de fevereiro deste ano pela Delegacia Geral em todas as delegacias localizadas nas UNISPs. Até então, os registros de ocorrências estavam concentrados somente na Central de Ocorrências.

A retomada do serviço atende um dos pedidos constantes na Ação Civil Pública protocolada pelo MPRO, por meio das Promotorias da Segurança Pública, da Infância e Violência Doméstica, em função do impacto gerado com a mudança, que ocasionou uma demanda reprimida, dificuldade de acesso, por conta do entrave geográfico e financeiro para as vítimas, em especial crianças e as mulheres. Conforme explicou a Promotora de Justiça Alba da Silva Lima, “dentre os obstáculos , a Central de Ocorrência que fica localizada na rua Duque de Caxias, obriga que uma vitima por exemplo, da Zona Leste, precisa se se utilizar de dois ônibus”.

Agregaram a ACP os Promotores de Justiça André Almeida; Yara Travalon e Tâmera Padoin. Eles justificaram que a desativação do serviço, significou o fechamento das delegacias, porque o primeiro contato da população que precisa da polícia é por meio do registro de ocorrência.As tratativas para o serviço retomar nas outras duas UNISPs estão em andamento.

A Promotora de Justiça da Curadoria da Segurança Pública, Alba da Silva lima, em suas alegações, ponderou que mesmo não havendo transporte direto, a Central de Ocorrência foi inaugurada, desestruturando as UNISPs. A medida também provocou o deslocamento do efetivo para a referida Central, o que inviabilizou a política da segurança pública da capital, inclusive respingando na Polícia Militar, que passou a ser solicitada por pessoas que precisavam de apoio para ir à Central de Ocorrência ou pedindo que os policiais militares fizessem o registro por eles, o que não é possível.

Em audiência conciliatória realizada na 2ª Vara da Fazenda Pública, no último dia 23, ficou acordado que, inicialmente, seria retomado o registro de ocorrências, inicialmente na DEAM e DPCA de segunda a sexta , nos mesmos moldes de funcionamento anterior.

Do mesmo modo ficou ajustada a necessidade de reabrir mais centrais de polícia na capital, para que a população tenha acesso com mais facilidade, principalmente essas vítimas mais sensibilizadas, que são a criança e a mulher.

Os promotores reforçaram ainda a necessidade de a Polícia Civil dar publicidade acerca do retorno das ativiades na DEAM e na DPCA para que a população saiba, ao mesmo tempo em que colocaram o MP à disposição para receber reclamações, do usuário que não conseguir o devido atendimento.

 

Fonte: MP-RO

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Candidato acidentado recebe polilaminina em RO

O candidato a deputado estadual pelo Avante, Laércio Nunes...

Quatro são presos por homicídio em Chupinguaia

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta quarta-feira (16),...

Acir cobra voto consciente em Vilhena

O candidato ao Senado Acir Gurgacz (PDT) cumpriu agenda...

PF mira esquema de madeira ilegal em Vilhena

A Polícia Federal cumpriu 19 mandados de busca e...

Comerciante é atacado durante assalto em RO

A vítima foi assaltada na noite de segunda-feira (15),...

Candidato deixa disputa e critica divisão do fundo eleitoral

O candidato a deputado federal Adilson Honorato (PSD) apresentou,...

Ex-candidato é preso por crimes sexuais em RO

O pastor e psicólogo Aluizio Vidal, de 58 anos,...

Quarta-feira será quente e chuvosa em RO

Rondônia deve ter uma quarta-feira de calor, nebulosidade e...