Os Técnicos Industriais terão, após mais de quarenta anos de reivindicações para reconhecimento da categoria, eleições para instituir um Conselho de Classe que represente os profissionais de modo regional. A Resolução 157, publicada no Diário Oficial da União em novembro do ano passado, institui a criação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 6ª Região, o CRT 06, com sede em Manaus.
A jurisdição do CRT 06 vai abranger também os técnicos que atuam em Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Ao todo, são 3.397 Técnicos Industriais nos quatros estados aptos a votar. As eleições gerais (Conselho Federal e Conselhos Regionais), estão marcadas para 26 de abril.
Atualmente, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima., integram o CRT 01, que engloba e representa nove estados brasileiros. Após a resolução 157, a abrangência do Conselho foi desmembrada, sendo que os estados de RO, AC, AM e RR. passarão a formar um único Conselho.
Segundo o Técnico Industrial Edson Barbosa da Silva, que atua há mais de doze anos em Cacoal, com ênfase na acessibilidade em obras e construção de redes elétrica, o Conselho de Classe tem um papel importante no que tange ao reconhecimento da categoria. “A nossa área de atuação tem uma abrangência significativa. Passa desde orientar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações, acompanhar pesquisas tecnológicas e elaboração de projetos; prestar assistência na compra e utilização de produtos, até implementar e monitorar processos de melhoria contínua, entre outras responsabilidades. Nós estamos falando em instituir um Conselho que vai abranger quatro grandes estados, que são Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. É uma grande responsabilidade e um desafio que sabemos que podemos enfrentar com a colaboração de colegas que também querem ver a nossa carreira valorizada”, disse.
Edson Barbosa da Silva é formado em Técnico em Eletrotécnica pela Escola Senai de Rondônia, com especializações na área de docência instrutor de cursos. Trabalho como professor da área elétrica por 4 anos no Senai, Unopar, Cetec, onde teve a oportunidade de forma grandes profissionais da sua região. Agora, disputa as eleições para a presidência do Conselho Regional dos Técnicos Industriais em Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.
“Nós lutamos por muito tempo para que nossa categoria fosse respeitada e ter um Conselho de Classe que seja atuante, que administre os recursos com responsabilidade e transparência e que dê uma resposta à categoria, é fundamental. Inclusive entramos na justiça para a criação do conselho na nossa região. Foi por essas questões, com apoio dos colegas, que lutamos de 2018 que decidi colocar meu nome à disposição”, disse Edson.
O processo eleitoral de 2022 será o primeiro a ser realizado de maneira integrada, quando serão escolhidos tanto os dirigentes e conselheiros para o Conselho Federal (CFT), quanto para os Conselhos Regionais, agora já com o novo desenho geográfico.
Conforme ficou definido na Resolução 51 de janeiro de 2019, as eleições para escolha de novas diretorias e de conselheiro regional dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais – CRT’s vão ser realizadas por meio de cédula eleitoral, de forma manual, com urnas disponibilizadas em municípios onde haverá candidatos nas chapas.
As eleições estão marcadas para o dia 26 de abril de 2022 e o voto é obrigatório para todos os profissionais inscritos e devidamente registrados no Sistema CFT, que estejam em dia com suas obrigações e anuidades e que não estejam cumprindo sanção de suspensão de registro por infração ética.