Considerando os benefícios do acompanhamento para alunos com dificuldades de aprendizagem, a Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está desenvolvendo um programa de reforço escolar destinado aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental I e II.
Conforme o Departamento Pedagógico, o Projeto de Intervenção em Dificuldades Específicas de Aprendizagem (Pidea) visa ajudar a melhorar o desempenho dos alunos em áreas específicas como alfabetização, matemática, leitura e escrita.
De início, o projeto piloto foi aplicado em duas escolas da rede municipal no ano de 2023, utilizando como títulos de seleção o resultado da prova do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Atualmente, 12 unidades de ensino estão sendo beneficiadas, atendendo 550 alunos nos períodos matutino e vespertino, com uma equipe de 34 professores.
A coordenadora do programa, Elizabeth Kipert, explica que, para a execução do projeto, primeiramente a coordenação pedagógica escolar e docente realiza uma avaliação diagnóstica elaborada pela equipe do Pidea. O objetivo é verificar as dificuldades específicas de aprendizagem em cada ano de ensino e suas habilidades básicas. A partir desse resultado, são selecionados os alunos que deverão ser atendidos.
As aulas são distribuídas ao longo da semana, com duração de 120 minutos, e os alunos são escalados em seu contraturno. Os responsáveis pela mediação das aulas são professores alfabetizadores, readaptados ou de hora extra, com formação em nível superior em Pedagogia.
Com informações da Semcom