23.5 C
Porto Velho
31 julho 2026

Pastor engana fiéis com viagem falsa a Israel

O pastor Ivanildo Serafim de Arruda, 62 anos, é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por aplicar golpes em fiéis, arrecadando cerca de R$ 300 mil com falsas promessas de viagens para Israel.

Ivanildo usou sua posição como líder religioso para convencer ao menos 20 vítimas a adquirirem pacotes turísticos fictícios para a Terra Santa, garantindo hospedagem, passeios e visitas a locais sagrados.

Segundo as investigações conduzidas pela 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), o religioso visitava diversas igrejas e usava um discurso persuasivo para atrair cristãos interessados na viagem.

Os pacotes vendidos pelo falso pastor incluíam estadias em hotéis e roteiros religiosos, com a promessa de embarque ainda no mesmo ano. Fiéis de diferentes estados e classes sociais caíram no golpe, pagando valores que chegavam a R$ 20 mil.

Para ganhar credibilidade, o golpista entregava contratos falsos e mantinha contato frequente com as vítimas, garantindo que tudo estava dentro do previsto. No entanto, com o passar do tempo, ele começou a inventar desculpas para os atrasos, alegando dificuldades logísticas e até mesmo o conflito entre Israel e Hamas, iniciado em outubro de 2023. Quando as cobranças aumentaram, ele bloqueou os fiéis no WhatsApp e desapareceu.

O dinheiro arrecadado era transferido para uma suposta agência de viagens, que, segundo as apurações da polícia, nunca existiu. O endereço comercial informado pelo pastor levava a um escritório de advocacia sem qualquer ligação com ele. Algumas vítimas chegaram a comprometer economias inteiras para realizar o sonho de conhecer Israel. Uma idosa teria sofrido um mal súbito ao descobrir que havia sido enganada.

A fraude começou em 2023 e se estendeu até este ano. As vítimas relatam que Ivanildo evitava contato e sumiu sem deixar rastros. A polícia segue investigando o caso como estelionato e tenta localizá-lo para prestar depoimento. “Muitas pessoas depositaram todas as suas economias nessa promessa, e ele destruiu sonhos”, disse uma das vítimas à polícia.

O delegado-chefe da 3ª DP, Victor Dan, afirmou que o inquérito está em andamento. “Estamos ouvindo as vítimas e colhendo depoimentos. Também tentamos intimar o autor para que ele seja ouvido”, explicou. O pastor ainda não se pronunciou sobre as acusações. A polícia segue as buscas para tentar localizá-lo.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Show de Juliana Bonde gera investigação em RO

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)...

Arquiteta descobre traições no velório do namorado

A arquiteta Kaline Macedo relatou ter descoberto, no velório...

PT vai ao TSE contra postagens falsas

A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB...

Confirmado: Confúcio será o segundo voto do PT em RO

O Partido dos Trabalhadores (PT) reafirmou, na manhã desta...

Idoso passa mal e morre dentro de motel em RO

Um idoso de 64 anos morreu no final da...

Foragido atira contra policiais e acaba morto em RO

O foragido Cristoph Barzotto Moura da Silva morreu baleado...

Sintero quer Cartão Feira para servidores de Colorado

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de...

PSOL/Rede faz convenção e mira aliança com o PT

A Federação PSOL/Rede realiza na próxima terça-feira (4) sua...